Mapeamento Colectivo de zonas e espaços (im)potentes do Porto

ZKgYZjXzwm2f1qr7rf7rO7eD6pdLTGXORB6YWzMKPBWanbOLKNR8WOdr1hayDsSgy

Mapeamento Colectivo de zonas e espaços (im)potentes do Porto

As cidades incorporam dinâmicas que as fazem mudar, com o tempo uma cidade portuária adapta-se ao turismo, uma cidade industrial adapta-se aos serviços, uma cidade degradada rejuvenesce. Entre a pressão do mercado imobiliário, as característica geográficas do terreno, entre a crise financeira e as novas economias, uma cidade desdobra-se em múltiplas realidades. Porém, a par da renovação de zonas mais nobres, diversas condições convivem numa mesma cidade, crescimento/contracção, investimento/repulsa, demolição/construção são alguns dos binómios que explicam o abandono do edificado e a pobreza do tecido social, económico e cultural de certas zonas.

O nosso mapeamento colectivo é uma reflexão crítica e propositiva sobre a cidade. Com base na experiência subjectiva dos participantes do workshop reunidos em volta de um mapa camarário da Cidade do Porto, registaremos diferentes zonas e espaços focando-nos tanto nas suas potencialidades como nas suas impotências. Numa primeira fase, mapearemos os contrastes de diversas zonas e caracterizaremos as suas dificuldades, numa segunda fase, registaremos zonas e (se possível) edifícios e espaços vazios, ou subaproveitados, apontando novos usos e outras ocupações, mapeando a potencialidade escondida por entre os interstício​s​ urbanos. Nota: o centro histórico fica excluído!

O workshop será conduzido por Inês Moreira e Mariana Pestana, no contexto da residência Homeland, e terá por base a iconografia de Mapeamento Colectivo desenvolvida pelo Colectivo argentino Iconoclasistas, cedido para o efeito.

Quando: Domingo 20 de Julho 2014, das 16h-20h

Onde: Avenida dos Aliados nº 66, Porto (Projecto Homeland)

Quem: Habitantes de diversas zonas da Cidade do Porto e outros curiosos. Acesso livre, até 15 participantes activos.

Mais info:

thinkingtransitory.blogspot.pt

devirmenor2012guimaraes.com/2012/05/07/cartografias-colectivas

www.petitcabanon.org

www.iconoclasistas.net/post/manual-de-mapeo-colectivo-en-pdf

Advertisements

Comments are closed.