pack (porto, space)

Project: PACK

Type: spatial display for art exhibition

Year: 2007

Format: exhibition display, spatial installation, academic

070919_reitoria_4

Curators: Fernando José Pereira and Cristina Mateus (lecturers/artists FAUP)

Architect: Inês Moreira

Commissioner: Rectorate of the University of Porto

Venue: Old Chemistry Hall, Rectorate of the Univ. Porto

Exhibition calendar: September-December 2007

Set-up: Produces Reais _Team: Cultural Depart. Univ. Porto + Fine Art students

070919_reitoria_8   070919_reitoria_2   070919_reitoria_1

Spatial installation/display:

The spatial installation of Pack subtracts the monumental character of the building of the Rectorate of Univ. Porto where it is installed, trying adapt it to the scale of the art pieces. A platform with two shipping containers was placed in the portico, underlining the public dimension of the gallery and undoing the neoclassical façade. The containers provided inside rooms for art projects. The space plays a simple game between the different experiences codified as “white cube” and “black box” so to create a physical path through the different media in the exhibition.  It begins and ends with “conventionally” illuminated white rooms and is crossed by paths that penetrate shadowy darkened rooms, inverting the usual hierarchy of spaces/media: a large exhibition room was darkened and used for projection and viewing moving images.

 
Books/publication:

a) Pack, Univ. Porto and FBAUP, 2007 (pt)

b) web: [www.mpac.fba.up.pt/docs/pack-final.pdf]

exhibition: 29th September – 1st December 2007  [_Univ. Porto]

RUI_9407RUI_9406

pack ines moreira 2

Faculdade Ciencias_2pack v0.1 (2)

RUI_9623

packDepois19packDepois20

packDepois28

73_0921-1

Pack, catalogue

editors: University of Porto and Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas FBAUP, Porto, 2007

design: bolos quentes ISBN 13: 978-972-8025-75-5

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Para os artistas o espaço/tempo expositivo apresenta-se como o corolário de muitos e diversos investimentos. É uma circunstância decisiva. A exposição que agora se apresenta não foge a essa espécie de regra. Contudo, acrescenta-lhe uma peculiar circunstância: ela é o resultado de um esforço, ao mesmo tempo colectivo e individual, de um grupo de artistas que, momentaneamente, se encontraram reunidos em torno de um projecto académico. Desde o seu início que o mestrado em práticas artísticas contemporâneas se propôs a mapear as possibilidades de interacção teórico práticas leit-motiv para o confronto quotidiano com a teoria, obviamente também, em plano de destaque.

Cristina Mateus e Fernando José Pereira

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O projecto expositivo do Pack tem um carácter instalativo que subtrai o carácter monumental do edifício da Reitoria da UP onde está instalado, procurando ajustar-se à escala aos trabalhos artísticos. Assinalando a dimensão pública da nova entrada de exposições, foram colocados dois contentores marítimos, sobrepostos, adicionados à fachada neoclássica, em cujo interior se criaram salas para projectos.

O espaço experimenta diferentes articulações entre os codificados “white cube” e “black box”, para criar um percurso através dos diferentes media presentes na exposição. A nova proposta de espaço inicia e encerra com salas de exposição “convencionais” – brancas, iluminadas com luz natural -, atravessadas por percursos de penumbra que penetram em salas obscurecidas. Há uma inversão da hierarquia usual entre espaços/media: a grande sala de exposições está escurecida e preparada para projecção e visionamento de imagens em movimento. Aí coexistem ecrãs de projecção e de retroprojecção, plasmas e um ecrã de computador. Na periferia deste escuro epicentro, foram criadas superfícies brancas de pladur (câmara de acolhimento, antecâmaras e átrio posterior).

O Pack instalou-se entre 3 e 27 de Setembro na sala denominada Átrio de Química, no Átrio e escadaria anexa, nas antecâmaras de acesso e na escadaria externa do Jardim da Cordoaria.” Pequeno texto do catálogo, Inês Moreira com Tiago Costinha

Vídeo by Samuel Silva